Translate

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rio+20 vai ocupar área quatro vezes maior do que a Eco 92


A Rio+20 vai ocupar um espaço quatro vezes maior em toda a cidade do que a Rio Eco 92, conferência sobre o meio ambiente realizada na década de 90, cujos resultados das ações empreendidas desde então serão avaliados na reunião que ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. Somente no Riocentro, centro de exposições onde serão realizadas as principais conferências, a Rio+20 será instalada em uma área de 100 mil m², o que representa o dobro do que ocupou a Rio 92.


http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/rio20/noticias/0,,OI5804504-EI20323,00-Rio+vai+ocupar+area+quatro+vezes+maior+do+que+a+Eco.html


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Brasileiros encerram expedição científica no interior da Antártida

Pesquisadores terminaram operação de instalação do módulo Criosfera 1.
Equipamento medirá atmosfera de forma remota no continente gelado.
Montado a 2.500 km de distância da Base Antártica Comandante Ferraz, mantida pela Marinha na costa da região, o Criosfera 1 verificará a quantidade de dióxido de carbono na região e medirá a presença de carbono negro, resultante da fuligem (subproduto de queimadas e uso de combustíveis fósseis).


Em parceria com institutos do Chile, os pesquisadores brasileiros também analisarão o impacto da mudança climática no Centro da Antártida.

leia mais: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/01/brasileiros-encerram-expedicao-cientifica-no-interior-da-antartida.html

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dilma veta partes do Código Florestal que favoreciam desmatamento

Após intensa pressão social, a presidente Dilma Rousseff vetou 12 itens e fez 32 alterações em trechos que promoviam o desmatamento no novo Código Florestal. O projeto de lei, aprovado no Congresso no final de abril com 84 artigos, representou uma derrota do Governo ao perdoar desmatadores ilegais e permitir uso de área de vegetação nativa.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Peixe-robô que detecta poluição é testado no mar da Espanha

Um "peixe-robô" desenvolvido por cientistas europeus para melhorar o monitoramento da poluição na água deixou o laboratório e foi levado ao mar para um teste no porto de Gijón, no norte da Espanha, nesta terça-feira.
Os desenvolvedores esperam que a nova tecnologia, que reduz o tempo necessário para se detectar poluentes de semanas para segundos, seja vendida para autoridades portuárias, companhias que atuam com águas, aquários e qualquer pessoa com interesse em monitorar a qualidade da água.



terça-feira, 22 de maio de 2012

Incêndio atinge área vizinha ao Quilombo dos Palmares em AL

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área próxima ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas, na tarde desta segunda-feira. De acordo com a Fundação Palmares, que administra o memorial, o fogo não chegou ao interior do parque, que fica na serra da Barriga, no município de União dos Palmares (73 km de Maceió). O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. No fim de abril, um incêndio provocado por um produtor rural destruiu cerca de 30 hectares do parque.



Leia mais:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1093677-incendio-atinge-area-vizinha-ao-quilombo-dos-palmares-em-al.shtml

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nova reforma florestal

Parecer de agência reguladora recomenda proteção de 30 metros às margens de rios 16 de maio de 2012 Por Marta Salomon Do O Estado de S.Paulo Parecer técnico feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) defende que os rios brasileiros tenham uma faixa de vegetação mínima de 30 metros em suas margens para a proteção da qualidade da água, estabilização das encostas e prevenção de inundações. O parecer foi encaminhado ao Planalto e será considerado na decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar a reforma do Código Florestal aprovado no mês passado na Câmara.



leia mais: www.mst.org.br/Parecer-de-agencia-reguladora-recomenda-protecao-de-30-metros-as-margens-de-rios