"Tenho o prazer de relatar que hoje o jipe Curiosity teve sucesso em seu primeiro deslocamento em Marte", disse hoje o engenheiro Matthew Heverly, em entrevista coletiva no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), seguido de aplausos. "Temos um sistema de movimentação totalmente operante."
Heverly, engenheiro escalado como piloto remoto do jipe, conseguiu fazê-lo andar alguns metros. Cientistas operando as câmeras de navegação do Curiosity registraram as marcas que as rodas do jipe deixaram no solo marciano.
Ser piloto do jipe é uma tarefa difícil, apesar de sua velocidade máxima ser de quatro centímetros por segundo (apenas 0,14 km/h). A distância de Marte à Terra agora significa que cada comando enviado ao Curiosity leva 14 minutos para chegar, então é preciso planejar cuidadosamente cada movimento para evitar acidentes.
O trajeto que o jipe percorreu hoje foi de menos de 8 metros, e serviu apenas como teste, um dia após os engenheiros terem feito um teste do sistema de direção do Curiosity, girando suas rodas com o jipe parado.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1141554-curiosity-realiza-primeiro-deslocamento-em-marte.shtml