Translate

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nasa lança sondas para estudar radiação em volta da Terra

A Nasa lançou nesta quinta-feira, do Cabo Canaveral, na Flórida, um foguete Atlas V que deverá pôr em órbita duas sondas para estudar a influência do Sol sobre a Terra e os anéis de radiação que a cercam.

Concepção artística de um dos satélites lançados pela Nasa para estudar a radiação em volta da Terra


O lançamento aconteceu às 5h05 (horário de Brasília) após vários adiamentos devido a problemas técnicos e ao mau tempo na região pela proximidade da tempestade tropical Isaac.
A missão, denominada Radiation Belt Storm Probes (RBSP), tem como objetivo estudar os cinturões de Van Allen, dois anéis gigantes formados por partículas carregadas que ficam presas na região pelo campo magnético da Terra.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Um Olhar Sobre a Natureza Brasileira | Brazil's Nature at a Glance



veja mais: http://www.youtube.com/watch?v=pzY5ICiPKz0


Cientistas criam técnica para reaproveitar sangue em cirurgias

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Strathclyde, na Escócia, desenvolveu um mecanismo para reaproveitar o sangue perdido pelo paciente durante cirurgias. A recuperação e reaproveitamento do sangue de um paciente perdido durante uma grande cirurgia não é uma ideia nova, no entanto, o processo atual é complicado, demorado e caro.
O novo procedimento, batizado de Hemosep pelos cientistas de Glasgow, é mais direto e pode ser menos trabalhoso para reciclar o sangue do paciente durante a cirurgia. Este procedimento envolve uma máquina que agita o sangue. Mas, o elemento mais importante é uma bolsa de plástico especial para receber este sangue.

leia mais: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6092721-EI8147,00-Cientistas+criam+tecnica+para+reaproveitar+sangue+em+cirurgias.html

Girafa 'vela' filhote morto e levanta discussão sobre luto de animais

Um curioso incidente a respeito de uma girafa que morreu reabriu a discussão sobre se os animais sofrem por seus mortos. Zoólogos testemunharam uma girafa mãe se recusando a sair de perto do corpo de seu filhote, no terceiro incidente do tipo registrado.
Outros animais sociais, como elefantes e chimpanzés, são conhecidos por examinar atentamente os corpos de seus mortos, especialmente de parentes próximos. Esse tipo de comportamento levanta discussões sobre a possibilidade de que os animais tenham um "modelo mental" de morte. Detalhes do último incidente foram publicados no African Journal of Ecology.

leia mais: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6099671-EI8145,00-Girafa+vela+filhote+morto+e+levanta+discussao+sobre+luto+de+animais.html

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Curiosity realiza primeiro deslocamento em Marte



"Tenho o prazer de relatar que hoje o jipe Curiosity teve sucesso em seu primeiro deslocamento em Marte", disse hoje o engenheiro Matthew Heverly, em entrevista coletiva no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), seguido de aplausos. "Temos um sistema de movimentação totalmente operante."
Heverly, engenheiro escalado como piloto remoto do jipe, conseguiu fazê-lo andar alguns metros. Cientistas operando as câmeras de navegação do Curiosity registraram as marcas que as rodas do jipe deixaram no solo marciano.
Ser piloto do jipe é uma tarefa difícil, apesar de sua velocidade máxima ser de quatro centímetros por segundo (apenas 0,14 km/h). A distância de Marte à Terra agora significa que cada comando enviado ao Curiosity leva 14 minutos para chegar, então é preciso planejar cuidadosamente cada movimento para evitar acidentes.
O trajeto que o jipe percorreu hoje foi de menos de 8 metros, e serviu apenas como teste, um dia após os engenheiros terem feito um teste do sistema de direção do Curiosity, girando suas rodas com o jipe parado.

Imagem da Nasa mostra marca das rodas do jipe Curiosity no solo de Marte

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1141554-curiosity-realiza-primeiro-deslocamento-em-marte.shtml
Nasa/France Presse

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Japão tenta mas falha em derrubar moratória de caça à baleia

Após uma semana de discussões em plenária, a Comissão Internacional Baleeira (CIB) encerrou na sexta-feira (6 de julho) mais uma reunião anual, a 64a. da história da instituição, criada em 1946 para regulamentar a caça da baleia no mundo todo. Ainda não foi desta vez que o Brasil e os países latino-americanos conseguiram transformar o Atlântico Sul em um Santuário, mas pelo menos evitaram que o Japão conseguisse uma exceção à moratória. O protagonismo do Brasil no encontro foi prejudicado pela falta de técnicos na delegação brasileira e também ofuscado por uma acusação de matança de botos na Amazônia.

Os japoneses queriam liberar uma cota de caça a baleias-minke, que voltaria a poder ser caçadas comercialmente ao longo da costa do país. Antes de ser votada, a proposta foi retirada de discussão pelo país. A caça comercial de baleias é proibida pela CIB desde 1985, quando foi instituída uma moratória. Inicialmente prevista para durar cinco anos, a proibição foi renovada por mais cinco e depois mantida por tempo indeterminado.


leia mais : http://www.oeco.com.br/noticias/26219-japao-tenta-mas-falha-em-derrubar-moratoria-de-caca-a-baleia

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sapinho de 3 dedos é mais nova espécie da Mata Atlântica

Este sapinho acabou de ser descoberto. Ele mede 1,5 centímetro de comprimento e tem cor alaranjada. Só foi encontrado nas partes mais altas, acima dos 900 metros de altitude, da Reserva Natural Salto Morato, uma área 2,3 mil hectares de Mata Atlântica, administrada pela Fundação Grupo Boticário, em Guaraqueçaba, Paraná. A nova espécie foi denominada Brachycephalus tridactylus, devido a ter apenas três dedos nos membros da frente.

O
pequeno anuro foi encontrado em fevereiro de 2007, pelo biólogo Michel V Garey. Mas só no mês de junho deste ano, a descoberta foi publicada e oficialmente reconhecida na revista internacional Herptologica. É a segunda espécie descoberta na regiáo. Em 2002, pesquisadores descreveram o bagre Listrura boticario, na mesma reserva.
leia mais: http://www.oeco.com.br/fauna-e-flora/26313-sapinho-de-3-dedos-e-mais-nova-especie-da-mata-atlantica

Nasa divulga fotos coloridas e em alta resolução feitas por robô em Marte

A agência espacial americana (Nasa) divulgou na tarde desta quinta-feira (9) imagens coloridas e em alta resolução de Marte, feitas pelo robô Curiosity, que está no planeta vermelho desde segunda-feira (6). Anteriormente, já haviam sido liberadas fotos em 360º, mas em preto e branco e baixa definição.
O novo panorama foi montado a partir de 130 imagens quase tão pequenas como uma foto 3x4 (144 por 144 pixels), captadas no fim da tarde de quarta-feira por uma câmera de navegação (Navcam) de apenas 34 mm, localizada no mastro do veículo.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/nasa-divulga-fotos-coloridas-e-em-alta-resolucao-feitas-por-robo-em-marte.html

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Robô Curiosity pousa em Marte e Nasa comemora início da missão

O jipe-robô Curiosity pousou na superfície de Marte por volta das 2h33 (horário de Brasília) desta segunda-feira (6), segundo a agência espacial americana (Nasa). A aterrissagem ocorreu após uma viagem de 567 milhões de quilômetros e quase nove meses.
A missão, que investiu cerca de US$ 2,5 bilhões (mais de R$ 5 bilhões) no projeto que pretende saber se o planeta vermelho já reuniu condições favoráveis à vida, foi declarada completa e um sucesso 1 minuto depois.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou de "feito histórico" a chegada do Curiosity a Marte. "Esse é um triunfo da tecnologia sem precedentes", diz o comunicado presidencial.


leia mais: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/curiosity-pousa-em-marte.html

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

RO: biólogos encontram anfíbio de espécie rara no rio Madeira


Um anfíbio de corpo alongado, cilíndrico e de pele lisa, parecido com uma serpente - mas sem pulmões e sem escamas externas - foi encontrado no rio Madeira, na região da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho, capital de Rondônia. O animal recebe o nome científico Atretochoana eiselti. As informações são da Santo Antônio Energia.
O anfíbio encontrado é "parente" dos sapos, pererecas e salamandras e pertence a um grupo de espécies conhecido popularmente como cobras-cegas ou cecílias, que respiram pela pele. Até agora, a espécie era conhecida apenas por meio de dois exemplares preservados no Museu de História Natural de Viena e no departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília.