Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia da Terra



 O Dia da Terra ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra, vem ganhando cada vez mais importância desde que foi criado timidamente no início da década de 1970. Este ano, mais de 500 milhões de pessoas devem comemorar o Dia da Terra em 85 países.

 
Queridos leitores, hoje, dia 22 de abril, comemoraremos o Dia da Terra!! 


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aquário de Tóquio exibe o único peixe com sangue transparente no mundo



O aquário de Tóquio apresentou nesta sexta-feira (5) um peixe com sangue totalmente transparente, uma criatura única no mundo procedente das profundezas do oceano Antártico.
"Este peixe é o único animal vertebrado conhecido com sangue transparente. Seu sangue é transparente porque não tem hemoglobina, que dá a coloração vermelha ao sangue e transporta oxigênio" pelo corpo, explicou Satoshi Tada, funcionário do aquário de Tóquio.
O aquário da capital japonesa diz ser o único a ter exemplares deste peixe sem escamas, encontrado por pescadores. "Felizmente temos um macho e uma fêmea e em janeiro, cruzaram", disse Tada.
Segundo os pesquisadores, estre peixe, que vive a mil metros de profundidade, pode sobreviver sem hemoglobina graças ao tamanho do seu coração e usa seu plasma sanguíneo para circular o oxigênio pelo corpo.

leia mais: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/04/05/aquario-de-toquio-exibe-o-unico-peixe-com-sangue-transparente-no-mundo.htm


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Rússia vai retomar pesquisas espaciais na Lua a partir de 2015


País pretende lançar nave não-tripulada 'Luna Glob' daqui a dois anos.
Agência espacial russa calcula mandar astronautas à Lua em 2020


A Rússia vai retomar as pesquisas espaciais na Lua em 2015, com o lançamento da nave não-tripulada "Luna Glob" a partir da base de Vostochni, anunciou nesta terça-feira (15) Vladimir Popovkin, diretor da agência espacial russa, a Roscosmos.
"Em 2015, dentro do primeiro lançamento a partir da base de Vostochni, será posto em órbita o equipamento espacial 'Luna Glob'", disse Popovkin à agência de notícias "Interfax". O módulo vai estudar a exosfera lunar e realizar estudos astrofísicos.
Imagem de arquivo mostra nave Soyuz levantando voo da base de Baikonur, no Cazaquistão (Foto: Dmitry Lovetsky/AP)Imagem de arquivo mostra nave Soyuz na base de Baikonur, no Cazaquistão (Foto: Dmitry Lovetsky/AP)
A nave também vai levar equipamento para a busca de água na Lua e um robô, com a missão de recolher amostras de solo. A Roscosmos decidiu alterar sua estratégia, antes centrada na conquista de Marte, após o fracasso da missão da estação marciana "Fobos Grunt", em 2011, que se propunha extrair amostras em uma das luas do planeta vermelho.

leia mais: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/russia-vai-retomar-pesquisas-espaciais-na-lua-partir-de-2015.html