Acatando uma decisão judicial, os supermercados voltaram a distribuir sacolas plásticas aos consumidores do estado de São Paulo.
A juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital, anunciou na segunda-feira (25) a decisão em que obriga os supermercados a retornarem com o fornecimento de sacolas plásticas, em quantidades suficientes aos consumidores, no prazo de 48 horas, encerrado ontem, quinta-feira (28). Também ficou estabelecido o prazo de 30 dias para a distribuição gratuita pelos supermercados de embalagens adequadas de material biodegradável ou de papel.
Desde janeiro, a distribuição de sacolas plásticas foi reduzida. Segundo a campanha da Aspas, a intenção era reduzir a distribuição de sacolas derivadas de petróleo e que prejudicam o meio ambiente. No entanto, o Ministério Público entende que a medida fere o Código de Defesa do Consumidor, pois os clientes precisariam arcar com os custos da sacola, sendo que os supermercados devem oferecer uma opção gratuita para que o consumidor possa efetuar a compra. A Associação Paulista de Supermercados (Aspas) alega que os supermercados nunca deixaram de oferecer alternativas gratuitas aos consumidores.
leia mais: http://www.jeonline.com.br/editorias/cidades/index.php?subaction=showfull&id=1340976422&archive=&start_from=&ucat=20
Nenhum comentário:
Postar um comentário