Translate

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

- Internacionalização da Amazônia -

Durante debate ocorrido no mês de Novembro/2000, em uma Universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PT), foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. O jovem introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Segundo Cristovam, foi a primeira vez que um debatedor determinou a ótica humanista como o ponto de partida para a sua resposta:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Como humanista, sentindo e risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade. Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado

Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou
de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação. Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.

Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado. Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveriam pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida.

Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa."

(*) Cristóvam Buarque foi governador do Distrito Federal (PT) e reitor da Universidade de Brasília (UnB), nos anos 90. É palestrante e humanista respeitado mundialmente

A garota que calou o mundo por 6 minutos - Eco 92



Vinte anos depois de ter "calado o mundo por seis minutos" com um discurso dirigido aos chefes de governo durante a Rio- 92 — quando tinha apenas 12 anos —, Severn Cullis-Suzuky retornou ao Rio de Janeiro para participar do Rio +20. Hoje com 32 anos, mãe de dois filhos, ela diz que aquele momento mudou sua vida. Em entrevista por Skype ao site de Veja, Severn, que mora nas ilhas Queen Charlotte, no Canadá, mostrou que ainda guarda o mesmo entusiasmo romântico pela causa ambiental que marcou o espírito da Rio-92 e a tornou famosa. Depois de ter se formado em biologia, ela considera que o mundo continua no caminho errado, e acredita que a mensagem precisa ser repetida: "Nós precisamos ficar chocados", diz.

Temperatura e não turismo reduz população de pinguins

Uma equipe de pesquisadores americanos confirmou o declínio acentuado da população de pinguins-de-barbicha (Pygoscelis antarcticus) e concluiu que este é consequência do aumento da temperatura na região. O estudo pago pela Fundação Nacional da Ciência dos Estados Unidos foi publicado no jornal Polar Biology.

Sob condições extremas de vento e chuva, os pesquisadores realizaram um censo nas colônias de pinguins encontradas na Ilha Decepção, um dos principais pontos turísticos do continente. Eles encontraram 79.849 casais férteis da espécie na ilha, incluindo mais de 50 mil pares em Bailey Head, onde está a maior colônia. Os dados foram comparados com uma estimativa da população de pinguins em anos anteriores.


leia mais: http://www.oeco.com.br/noticias/26662-temperatura-e-nao-turismo-reduz-populacao-de-pinguins

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Andes Água Amazonía



Assista o documentário de 20 minutos sobre o percurso dos rios desde altas montanhas dos Andes até a Amazônia equatoriana. Embora diferentes, as montanhas andinas e as florestas amazônicas são parte de um mesmo sistema: a água nascida nos cumes percorre milhares de quilômetros e inunda as planícies alimentando as matas mais biodiversas do planeta.

O projeto Andes Água Amazônia é um esforço para comunicar as peculiaridades, belezas e fragilidades de um sistema natural importante para todo o mundo. Utiliza reportagens, crônicas, fotos, vídeos e mapas para desvendar quais são os temas e seus protagonistas neste imenso ambiente cheio de vida e cultura.

Veja mais: http://www.oeco.com.br/andesaguaamazonia/documentario

sábado, 20 de outubro de 2012

Concurso premia melhores fotógrafos de vida selvagem

Uma imagem que retrata um grupo de pinguins imperadores se preparando para passar por um buraco no gelo deu ao canadense Paul Nicklen o prêmio de melhor fotógrafo de vida selvagem do ano no concurso Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year.
Para captar a imagem, o canadense teve de enfrentar o frio extremo da Antártida e uma ameaça de ataque de focas.

Veja algumas fotos:




 

Os 25 primatas mais ameaçados de extinção do mundo

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês) faz o alerta: macacos, lêmures e outros primatas, os parentes mais próximos da humanidade, estão à beira da extinção e precisam de medidas urgentes de conservação. Na lista dos 25 primatas mais ameaçados de extinção do mundo constam dois macacos brasileiros, o macaco-caiarara (Cebus kaapori) e o guariba-marrom-do-norte (Alouatta guariba guariba), além de outros animais de diversos continentes.




Para vê-los acesse: http://www.oeco.com.br/fauna-e-flora/26564-os-25-primatas-mais-ameacados-de-extincao-do-mundo

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ministro da Agricultura diz que não haverá surpresas nos vetos ao texto do Código Florestal


O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse que não haverá surpresas nos vetos ao texto do novo Código Florestal Brasileiro, que serão anunciados nesta quarta-feira (17) pela presidente Dilma Rousseff e publicados no DOU (Diário Oficial da União) de quinta-feira (18). Segundo ele, a nova legislação dará segurança jurídica aos produtores rurais, que saberão “até onde podem ir”.
Dilma deve vetar pelo menos cinco pontos do texto aprovado pelo Congresso e criar um decreto presidencial para formalizá-lo - o governo não quer submeter as mudanças ao Congresso, novamente, para não perder o prazo da lei que vence hoje.
A principal modificação deve ser na proposta da "escadinha", sistema que define o quanto de mata em beira de rios deve ser recuperado de acordo com o tamanho das propriedades. Esse item foi modificado pela comissão mista para acelerar o processo da votação, o que gerou desconforto entre duas ministras e a presidente.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Americanos levam Nobel de Química por estudos de receptores celulares


O Prêmio Nobel de Química de 2012 foi oferecido nesta quarta-feira (10) aos pesquisadores Brian K. Kobilka, da Universidade Stanford, e Robert J. Lefkowitz, da Universidade Duke, ambos dos EUA, conforme anúncio da Real Academia de Ciências da Suécia, em Estocolmo.
O prêmio é um reconhecimento a seus estudos sobre receptores acoplados à proteína G (GPCRs, na sigla em inglês) - uma família de receptores situados nas membranas celulares que se ligam a moléculas no exterior e enviam "sinais" para dentro, possibilitando que a célula responda de maneira específica.  As proteínas G são uma classe envolvida nesse tipo de processo dentro das células.
Um exemplo desse tipo de interação, citado na apresentação em Estocolmo, é o do contato da adrenalina com as células. O hormônio não entra na célula para surtir seu efeito - ele age sobre os receptores que são alvo das pesquisas de Kobilka e Lefkowitz, que então desencadeiam uma reação no metabolismo celular.
Além da adrenalina, a família dos GPCRs inclui receptores para dopamina, serotonina, luz, paladar e odor. A maioria dos processos fisiológicos depende dos GPCRs, destaca a entidade que concede o Nobel.


sábado, 29 de setembro de 2012

Curiosity acha resquícios de possível rio em Marte

A sonda Curiosity, da Nasa, encontrou indícios de que o local do seu pouso em Marte já esteve cheio de água, elemento considerado crucial para a possibilidade de ter havido vida no planeta, disseram cientistas nesta quinta-feira. As informações são das agência Reuters e AFP
A Curiosity, um laboratório móvel completo, do tamanho de um carro pequeno, pousou em 6 de agosto dentro de uma depressão próxima ao equador marciano. Análises de uma lasca de pedra encontrada nos arredores indicam que ali já houve uma corredeira.
Imagens enviadas pela sonda e divulgadas nesta quinta-feira mostram pedras arredondadas incrustadas na rocha. Rebecca Williams, cientista ligada ao projeto, disse que essas pedras são grandes demais para terem sido transportadas pelo vento. "O consenso da equipe científica é que são seixos transportados pela água em um riacho vigoroso", disse ela. Acredita-se, portanto, que a rocha tenha estado no leito de um antigo rio com profundidade 10 a 50 cm.
Os tamanhos e as formas destas pedras dão uma ideia de velocidade e distância do fluxo desta corrente, segundo os cientistas. "A partir do tamanho do cascalho, se pode inferir que a água fluiu a 0,91 metro por segundo", disse William Dietrich, da Universidade da Califórnia, um dos cientistas da missão. Dietrich acredita que o rio possa ter chegado a 1 m.


leia mais : http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6185802-EI301,00-Curiosity+acha+resquicios+de+possivel+rio+em+Marte.html

Países precisam fazer mais para reduzir extinção até 2020, diz ONU

Muitos países precisam fazer mais para diminuir a extinção de animais e plantas dentro das metas da ONU para 2020, que também economizariam ao mundo bilhões de dólares por ano, afirmam especialistas da ONU.
Apenas alguns países --incluindo França, Guatemala e Grã-Bretanha-- até agora adotaram novos planos nacionais para combater ameaças como a poluição ou as alterações climáticas, de acordo com um pacto estabelecido no Japão em 2010.
Quase 200 nações se reunirão em Hyderabad, na Índia, de 8 a 19 de outubro, para avaliar o progresso em direção às metas para proteger a vida na Terra, que os relatórios da ONU dizem que está sofrendo a maior onda de extinções desde o desaparecimento dos dinossauros há 65 milhões de anos.
Os governos concordaram em 2010 com 20 metas, incluindo eliminação progressiva dos subsídios prejudiciais e expansão das áreas protegidas, por exemplo, para salvar os recifes de coral valiosos que são viveiros para peixes ou para diminuir o desmatamento do Congo à Amazônia.


leia mais: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6187829-EI299,00-Paises+precisam+fazer+mais+para+reduzir+extincao+ate+diz+ONU.html

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Petrobras investirá R$ 102 milhões em projetos ambientais

Rio de Janeiro -- A Petrobras deverá investir R$ 102 milhões para financiar projetos ambientais, em mais uma seleção pública anunciada nesta terça-feira, dia 18, na sede da empresa no Rio de Janeiro.

Os programas Petrobras Ambiental e o Petrobras Desenvolvimento & Cidadania irão destinar um total de R$ 247 milhões, dos quais mais de 40% serão destinado a patrocinar projetos ambientais escolhidos ao longo de um período de 24 meses.

As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro no site da Petrobras. Podem se candidatar organizações sem fins lucrativos e os projetos devem ser realizados em dois anos.


leia mais: http://www.oeco.com.br/noticias/26453-petrobras-investira-r-102-milhoes-em-projetos-ambientais

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mulher descobre doença genética rara após perder sete filhos


A britânica Sharon Bernardi descobriu, da pior forma possível, uma rara doença genética em sua família: perdeu sete filhos até que os médicos identificassem que um problema no DNA de suas células aumenta as chances da ocorrência da doença de Leigh, que atinge o sistema nervoso de forma letal. Seu drama a levou a apoiar pesquisas cujo objetivo é desenvolver uma técnica para substituir o material genético presente em suas mitocôndrias (partículas celulares) pelo de uma mulher saudável.
Esta espécie de "transplante genético" poderia dar fim ao seu sofrimento e finalmente dar a Sharon a possibilidade de ter uma família. Seu drama começou com o primeiro filho, e mesmo após sete tentativas, ela ainda tem esperanças.
A cada gestação ela achava que seria diferente. Durante a gravidez costumava sentir-se bem, e os partos em geral corriam dentro da normalidade, mas logo algo começava a dar errado. Seus três primeiros filhos morreram horas após o nascimento e ninguém sabia a razão. "Levamos bastante tempo para superar o primeiro, e aí aconteceu novamente. Fiquei perplexa. Fiquei em choque", reconta a britânica.
Diagnóstico genético
Após a terceira criança morrer, os médicos começaram a suspeitar que as mortes não eram mera coincidência, mas as pesquisas genéticas iniciais não chegaram a respostas conclusivas. Ao mesmo tempo, a mãe de Sharon revelou que tinha dado à luz três natimortos (quando o feto já nasce sem vida) antes do seu nascimento.
Mais tarde, a análise dos médicos revelou que oito recém-nascidos já haviam morrido em outros núcleos da família. "Eu não sabia sobre a história de minha mãe. Não tinha por que eu saber. Eu sou filha única, e acho que naquela época as pessoas não falavam muito sobre as coisas como agora", diz Sharon.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Câmara aprova texto-base da MP que complementa Código Florestal

Após um acordo entre o governo e parte da bancada ruralista, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o texto-base da Medida Provisória que complementa o Código Florestal.
O plenário da Câmara deve analisar agora destaques ao texto e, após isso, a MP segue para o Senado, que não tem sessão prevista para este mês, por causa das eleições municipais.
Os senadores podem, no entanto, ser convocados em caráter extraordinário para analisar a matéria.

Leia mais: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-09-19/camara-aprova-texto-base-da-mp-do-codigo-florestal.html

Ciência reproduz conexões neurais de um rato

Um grupo de pesquisadores reconstruiu num modelo informático uma parte do córtex cerebral de um rato identificando as conexões entre os neurônios, um avanço considerado fundamental para entender o funcionamento do cérebro dos mamíferos, segundo um estudo divulgado esta semana.O objetivo do projeto (batizado de Blue Brain), iniciado em 2005, é construir um cérebro virtual de um mamífero até 2018.
Leia mais: 
http://noticias.band.com.br/ciencia/noticia/?id=100000534457

sábado, 15 de setembro de 2012

charges!




Japão anuncia meta de abandonar energia nuclear até década de 2030

O Japão apresentou nesta sexta-feira (14) um plano para abandonar o uso da energia nuclear até os anos 2030, numa mudança drástica em relação à meta anterior, anunciada antes do desastre nuclear de Fukushima Daiichi do ano passado, de ampliar a participação da geração nuclear na matriz energética japonesa.
Mas o impopular governo do primeiro-ministro Yoshohiko Noda, que deve enfrentar uma eleição antecipada ainda este ano, também propôs que os reatores considerados seguros por um novo órgão fiscalizador que está sendo implantado possam ser reativados para garantir o fornecimento de energia até que a mudança seja implantada.


leia mais : http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/09/15/87340-japao-anuncia-meta-de-abandonar-energia-nuclear-ate-decada-de-2030.html

O buraco na camada de ozônio, o escudo protetor da Terra contra os raios ultravioleta, deve ficar menor este ano sobre a Antártica do que no ano passado, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (14). Para os pesquisadores, isso mostra como a proibição a substâncias prejudiciais interrompeu a destruição dessa camada.

O buraco na camada de ozônio, o escudo protetor da Terra contra os raios ultravioleta, deve ficar menor este ano sobre a Antártica do que no ano passado, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (14). Para os pesquisadores, isso mostra como a proibição a substâncias prejudiciais interrompeu a destruição dessa camada.
O buraco, entretanto, provavelmente está maior do que em 2010 e uma recuperação completa ainda está longe de ocorrer.
A assinatura do Protocolo de Montreal há 25 anos deu início à retirada aos poucos dos clorofluorocarbonos (CFCs) do mercado. Estudos comprovaram que essas substâncias químicas destroem a camada de ozônio.
A iniciativa ajudou a evitar milhões de casos de câncer de pele e de cataratas, assim como os efeitos nocivos sobre o ambiente, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência climática da ONU.


leia mais: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/09/15/87326-buraco-da-camada-de-ozonio-esta-menor-que-no-ano-passado-diz-onu.html

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pesquisa cria índice global de saúde dos mares

Divulgação

Um grupo de cientistas acaba de produzir o primeiro índice global de saúde dos oceanos, uma ferramenta que deve ajudar a avaliar o estado dos mares da Terra.
O índice leva em conta os principais fatores que influenciam a qualidade dos ecossistemas marinhos e das atividades econômicas que dependem deles: a viabilidade da pesca, a presença de biodiversidade, a capacidade dos mares de estocar gases do efeito estufa e o turismo, entre outros quesitos.
Cada um dos dez fatores recebe uma "nota" de 0 a 100, que depois é ponderada para chegar a uma nota da saúde geral do mar em cada região do planeta.


Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1138065-pesquisa-cria-indice-global-de-saude-dos-mares.shtml

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Telescópio vê além de camadas de poeira na galáxia Centaurus A

Galáxia Centaurus A, vista pelo telescópio Alma com grandes comprimentos de onda (Foto: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO); ESO/Y. Beletsky)


O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto internacional que conta com participação brasileira, publicou nesta quinta-feira (31) uma foto com qualidade inédita da galáxia Centaurus A, que enxerga além de suas camadas de poeira.
A poeira cósmica presente na região obscurece o centro da galáxia nas imagens que estavam disponíveis até então. Contudo, essa galáxia emite grande quantidade de radiação. Em seu centro, que é bastante luminoso, fica um buraco negro que tem 100 milhões de vezes a massa do Sol.
O Alma, que ainda está em construção no norte do Chile, conseguiu captar comprimentos de onda de cerca de 1,3 milímetros, bem maiores que os do espectro visível, para observar a região.
Os tons de verde, amarelo e laranja revelam a posição e o movimento das nuvens de gás na galáxia. As regiões mais verdes correspondem ao gás que vem em direção à Terra, enquanto as mais alaranjadas mostram o gás que se afasta.

Astrônomos encontram estrela com 'segredo da juventude eterna'

Messier 4, com destaque para a estrela rica em lítio (Foto: ESO)

Uma nova imagem divulgada nesta quarta-feira (5) pode trazer o que astrônomos chamaram de “segredo da juventude eterna” das estrelas. O estudo foi feito por especialistas do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto que conta com participação brasileira.


A imagem mostra o aglomerado estelar Messier 4, também conhecido como NGC 6121, que fica na constelação do Escorpião. A região é composta por estrelas bastante antigas e já foi alvo de uma série de estudos – ela pode, inclusive, ser identificada com uso de um telescópio amador.
A equipe do ESO analisou várias estrelas individualmente. De acordo com a radiação emitida por cada uma, os astrônomos puderam calcular a composição química e a idade dessas estrelas.

domingo, 2 de setembro de 2012

Iguanas azuis são vistas em parque das ilhas Cayman

Iguanas azuis (Cyclura lewisi), habitantes das ilhas Cayman há milhões de anos, quase foram extintas --na década passada, havia cerca de uma dúzia delas. Mas agora, por causa de um elogiado programa de proteção e reprodução, elas voltaram a ser numerosas e recentemente foram vistas no parque botânico Rainha Elizabeth 2ª.
Cerca de 700 iguanas vivem em uma área protegida na parte leste de Grand Cayman, único lugar no mundo onde esses animais podem ser encontrados.
"Os resultados que obtivemos mostram que é factível e realista recuperar uma população de iguanas praticamente do nada", disse Fred Burton, diretor do Programa de Recuperação da Iguana Azul.






leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1137900-iguanas-azuis-sao-vistas-em-parque-das-ilhas-cayman.shtml

Número de baleias jubarte na costa brasileira triplica em 10 anos

A população de baleias jubartes, que migram da Antárdida à costa brasileira para se reproduzir, se triplicou em uma década no Brasil e, atualmente, conta com cerca de 10 mil, informou o Instituto Baleia Jubarte.
Dedicado à preservação desta espécie de baleia, o instituto calcula que aproximadamente 10 mil jubartes chegaram às costas brasileiras nesta atual temporada de reprodução, 7 mil a mais que as 3 mil registradas em 2002.
Cerca de 90% das baleias desta espécie se concentram nos arredores do arquipélago de Abrolhos, situado entre o litoral dos estados da Bahia e do Espírito Santo.

leia mais: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6124146-EI8145,00-Numero+de+baleias+jubarte+na+costa+brasileira+triplica+em+anos.html

Morre Neil Armstrong, primeiro homem na Lua

O primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, morreu aos 82 anos nos Estados Unidos neste sábado (25), informou a família do astronauta em nota à imprensa.
“Estamos de coração partido ao dividir a notícia de que Neil Armstrong faleceu após complicações ligadas a procedimentos cardiovasculares”, diz a nota. “Neil foi um marido, pai, avó, irmão e amigo amoroso.”
Em 7 de agosto, ele passou por uma cirurgia de emergência no coração, após médicos encontrarem quatro entupimentos em suas artérias, e desde então estava se recuperando no hospital em Cincinnati, onde morava com a esposa.
No Twitter, a Nasa ofereceu “seus sentimentos pela morte de Neil Armstrong, ex-piloto de testes, astronauta e primeiro homem na Lua.”

leia mais: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/08/27/86752-morre-neil-armstrong-primeiro-homem-na-lua.html

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nasa lança sondas para estudar radiação em volta da Terra

A Nasa lançou nesta quinta-feira, do Cabo Canaveral, na Flórida, um foguete Atlas V que deverá pôr em órbita duas sondas para estudar a influência do Sol sobre a Terra e os anéis de radiação que a cercam.

Concepção artística de um dos satélites lançados pela Nasa para estudar a radiação em volta da Terra


O lançamento aconteceu às 5h05 (horário de Brasília) após vários adiamentos devido a problemas técnicos e ao mau tempo na região pela proximidade da tempestade tropical Isaac.
A missão, denominada Radiation Belt Storm Probes (RBSP), tem como objetivo estudar os cinturões de Van Allen, dois anéis gigantes formados por partículas carregadas que ficam presas na região pelo campo magnético da Terra.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Um Olhar Sobre a Natureza Brasileira | Brazil's Nature at a Glance



veja mais: http://www.youtube.com/watch?v=pzY5ICiPKz0


Cientistas criam técnica para reaproveitar sangue em cirurgias

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Strathclyde, na Escócia, desenvolveu um mecanismo para reaproveitar o sangue perdido pelo paciente durante cirurgias. A recuperação e reaproveitamento do sangue de um paciente perdido durante uma grande cirurgia não é uma ideia nova, no entanto, o processo atual é complicado, demorado e caro.
O novo procedimento, batizado de Hemosep pelos cientistas de Glasgow, é mais direto e pode ser menos trabalhoso para reciclar o sangue do paciente durante a cirurgia. Este procedimento envolve uma máquina que agita o sangue. Mas, o elemento mais importante é uma bolsa de plástico especial para receber este sangue.

leia mais: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6092721-EI8147,00-Cientistas+criam+tecnica+para+reaproveitar+sangue+em+cirurgias.html

Girafa 'vela' filhote morto e levanta discussão sobre luto de animais

Um curioso incidente a respeito de uma girafa que morreu reabriu a discussão sobre se os animais sofrem por seus mortos. Zoólogos testemunharam uma girafa mãe se recusando a sair de perto do corpo de seu filhote, no terceiro incidente do tipo registrado.
Outros animais sociais, como elefantes e chimpanzés, são conhecidos por examinar atentamente os corpos de seus mortos, especialmente de parentes próximos. Esse tipo de comportamento levanta discussões sobre a possibilidade de que os animais tenham um "modelo mental" de morte. Detalhes do último incidente foram publicados no African Journal of Ecology.

leia mais: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6099671-EI8145,00-Girafa+vela+filhote+morto+e+levanta+discussao+sobre+luto+de+animais.html

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Curiosity realiza primeiro deslocamento em Marte



"Tenho o prazer de relatar que hoje o jipe Curiosity teve sucesso em seu primeiro deslocamento em Marte", disse hoje o engenheiro Matthew Heverly, em entrevista coletiva no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), seguido de aplausos. "Temos um sistema de movimentação totalmente operante."
Heverly, engenheiro escalado como piloto remoto do jipe, conseguiu fazê-lo andar alguns metros. Cientistas operando as câmeras de navegação do Curiosity registraram as marcas que as rodas do jipe deixaram no solo marciano.
Ser piloto do jipe é uma tarefa difícil, apesar de sua velocidade máxima ser de quatro centímetros por segundo (apenas 0,14 km/h). A distância de Marte à Terra agora significa que cada comando enviado ao Curiosity leva 14 minutos para chegar, então é preciso planejar cuidadosamente cada movimento para evitar acidentes.
O trajeto que o jipe percorreu hoje foi de menos de 8 metros, e serviu apenas como teste, um dia após os engenheiros terem feito um teste do sistema de direção do Curiosity, girando suas rodas com o jipe parado.

Imagem da Nasa mostra marca das rodas do jipe Curiosity no solo de Marte

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1141554-curiosity-realiza-primeiro-deslocamento-em-marte.shtml
Nasa/France Presse

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Japão tenta mas falha em derrubar moratória de caça à baleia

Após uma semana de discussões em plenária, a Comissão Internacional Baleeira (CIB) encerrou na sexta-feira (6 de julho) mais uma reunião anual, a 64a. da história da instituição, criada em 1946 para regulamentar a caça da baleia no mundo todo. Ainda não foi desta vez que o Brasil e os países latino-americanos conseguiram transformar o Atlântico Sul em um Santuário, mas pelo menos evitaram que o Japão conseguisse uma exceção à moratória. O protagonismo do Brasil no encontro foi prejudicado pela falta de técnicos na delegação brasileira e também ofuscado por uma acusação de matança de botos na Amazônia.

Os japoneses queriam liberar uma cota de caça a baleias-minke, que voltaria a poder ser caçadas comercialmente ao longo da costa do país. Antes de ser votada, a proposta foi retirada de discussão pelo país. A caça comercial de baleias é proibida pela CIB desde 1985, quando foi instituída uma moratória. Inicialmente prevista para durar cinco anos, a proibição foi renovada por mais cinco e depois mantida por tempo indeterminado.


leia mais : http://www.oeco.com.br/noticias/26219-japao-tenta-mas-falha-em-derrubar-moratoria-de-caca-a-baleia

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sapinho de 3 dedos é mais nova espécie da Mata Atlântica

Este sapinho acabou de ser descoberto. Ele mede 1,5 centímetro de comprimento e tem cor alaranjada. Só foi encontrado nas partes mais altas, acima dos 900 metros de altitude, da Reserva Natural Salto Morato, uma área 2,3 mil hectares de Mata Atlântica, administrada pela Fundação Grupo Boticário, em Guaraqueçaba, Paraná. A nova espécie foi denominada Brachycephalus tridactylus, devido a ter apenas três dedos nos membros da frente.

O
pequeno anuro foi encontrado em fevereiro de 2007, pelo biólogo Michel V Garey. Mas só no mês de junho deste ano, a descoberta foi publicada e oficialmente reconhecida na revista internacional Herptologica. É a segunda espécie descoberta na regiáo. Em 2002, pesquisadores descreveram o bagre Listrura boticario, na mesma reserva.
leia mais: http://www.oeco.com.br/fauna-e-flora/26313-sapinho-de-3-dedos-e-mais-nova-especie-da-mata-atlantica

Nasa divulga fotos coloridas e em alta resolução feitas por robô em Marte

A agência espacial americana (Nasa) divulgou na tarde desta quinta-feira (9) imagens coloridas e em alta resolução de Marte, feitas pelo robô Curiosity, que está no planeta vermelho desde segunda-feira (6). Anteriormente, já haviam sido liberadas fotos em 360º, mas em preto e branco e baixa definição.
O novo panorama foi montado a partir de 130 imagens quase tão pequenas como uma foto 3x4 (144 por 144 pixels), captadas no fim da tarde de quarta-feira por uma câmera de navegação (Navcam) de apenas 34 mm, localizada no mastro do veículo.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/nasa-divulga-fotos-coloridas-e-em-alta-resolucao-feitas-por-robo-em-marte.html

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Robô Curiosity pousa em Marte e Nasa comemora início da missão

O jipe-robô Curiosity pousou na superfície de Marte por volta das 2h33 (horário de Brasília) desta segunda-feira (6), segundo a agência espacial americana (Nasa). A aterrissagem ocorreu após uma viagem de 567 milhões de quilômetros e quase nove meses.
A missão, que investiu cerca de US$ 2,5 bilhões (mais de R$ 5 bilhões) no projeto que pretende saber se o planeta vermelho já reuniu condições favoráveis à vida, foi declarada completa e um sucesso 1 minuto depois.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou de "feito histórico" a chegada do Curiosity a Marte. "Esse é um triunfo da tecnologia sem precedentes", diz o comunicado presidencial.


leia mais: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/curiosity-pousa-em-marte.html

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

RO: biólogos encontram anfíbio de espécie rara no rio Madeira


Um anfíbio de corpo alongado, cilíndrico e de pele lisa, parecido com uma serpente - mas sem pulmões e sem escamas externas - foi encontrado no rio Madeira, na região da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho, capital de Rondônia. O animal recebe o nome científico Atretochoana eiselti. As informações são da Santo Antônio Energia.
O anfíbio encontrado é "parente" dos sapos, pererecas e salamandras e pertence a um grupo de espécies conhecido popularmente como cobras-cegas ou cecílias, que respiram pela pele. Até agora, a espécie era conhecida apenas por meio de dois exemplares preservados no Museu de História Natural de Viena e no departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cientistas descobrem 'cupins-bomba camicases' na Guiana Francesa

Especialistas belgas encontraram uma nova espécie de cupim na Guiana Francesa com uma característica curiosa e que, até hoje, nunca havia sido documentada.
À medida que envelhecem e se tornam menos capazes de cumprir as tarefas do dia a dia, os insetos desse grupo começam a armazenar cristais sólidos que produzem uma reação química quando misturados com outras secreções do animal.
No caso dos cupins da Guiana Francesa, explicam os especialistas, a diferença é que cabe aos insetos mais velhos a responsabilidade do "suicídio coletivo" frente a uma ameaça. Ou seja, tornam-se camicases, ou "cupins-bomba", da colônia.

leia mais: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/cientistas-descobrem-cupins-bomba-camicases-na-guiana-francesa.html

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cientistas criam medusa artificial com células de rato e silicone

A ideia para essa criação inusitada surgiu com o professor Kevin Kit Parker, de Harvard, ao perceber, numa visita a um aquário, que o bombeamento de sangue feito pelo coração é, em certos aspectos, muito parecido com a forma como a medusa se locomove na água.
A medusa é considerada o animal mais antigo a ter diversos órgãos internos definidos. Para criar o ser artificial chamado de “medusoide”, os cientistas estudaram a engenharia da estrutura muscular do animal marinho e elaboraram, com as células de rato, um tecido semelhante, ao qual incorporaram ainda silicone. Depois, colocaram o medusoide numa solução de água com sal, à qual aplicavam descargas elétricas. As células musculares se contraíam, e o “bicho artificial” se deslocava na água.


leia mais : http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/cientistas-criam-medusa-artificial-com-celulas-de-rato-e-silicone.html

Bombeiros resgatam cutia em quintal de casa, em Aparecida de Goiânia

O Corpo de Bombeiros resgatou uma cutia no quintal de uma casa no Jardim Riviera, em Aparecida de Goiânia, nesta segunda-feira (23). De acordo com a corporação, os moradores acionaram os bombeiros para capturar o animal que estava aparentemente bem e sem ferimentos.
O bichinho, que não teve o sexo identificado, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvetres (Cetas) para avaliação médica com profissionais. Segundo os bombeiros, a cutia poderá ser levada para o Zoológico de Goiânia.




leia mais: http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/07/bombeiros-resgatam-cutia-em-quintal-de-casa-em-aparecida-de-goiania.html

Oceano mais quente fez surgir bactéria na Europa, afirma estudo

A mudança climática provocada pelo homem está por trás do surgimento inesperado de um grupo de bactérias no norte da Europa que pode provocar gastroenterite, mostra um novo estudo feito por um grupo de especialistas.
O Vibrio é um grupo de bactérias que costuma crescer em ambientes marinhos tropicais e quentes. A bactéria pode provocar várias infecções em seres humanos, com sintomas parecidos ao cólera e a gastroenterite de comer frutos do mar crus ou mal cozidos ou da exposição à água do mar.
Um grupo de cientistas de instituições na Grã-Bretanha, Finlândia, Espanha e Estados Unidos examinaram registros nas temperaturas da superfície do mar e dados de satélite, além de estatísticas em casos de vibrião no Báltico.
Eles descobriram que o número e a distribuição dos casos na região do Mar Báltico estavam fortemente relacionados aos picos nas temperaturas da superfície oceânica. A cada ano que a temperatura subiu um grau, o número de casos de Vibrio subiu quase 200%.




leia mais: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/oceano-mais-quente-fez-surgir-bacteria-na-europa-afirma-estudo.html

terça-feira, 17 de julho de 2012

Nigéria multa Shell em US$ 5 bilhões por vazamento de petróleo


A Nigéria multou a filial da companhia petrolífera Shell no país africano em US$ 5 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões) por causa do vazamento de 40 mil barris de petróleo ocorrido na plataforma de Bonga em dezembro de 2011. 
O diretor-geral da Agência nigeriana de Resposta e Detecção de Vazamentos de Petróleo (Nosdra, na sigla em inglês), Peter Idabor, anunciou ontem a multa à Companhia de Exploração e Produção Shell Nigeria (SNEPCo) perante um comitê parlamentar, informou nesta terça-feira (17) o jornal "Vanguard".

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Brasil tenta trazer de volta fóssil contrabandeado de tartaruga

O governo brasileiro está tentando recuperar o fóssil da tartaruga marinha mais antiga já conhecida, que foi contrabandeado e hoje está na Universidade de Teikyo Heisei, no Japão. Foi a partir dessa peça de 20 cm que a espécie da Santanachelys gaffneyi "nasceu" nos registros científicos, sendo descrita em 1998.
Os fósseis brasileiros, muitas vezes exclusivos e bem conservados, são bons de venda em leilões no mundo todo. Porém, muitas dessas peças são fruto de contrabando. A saída de fósseis do Brasil sem autorização do governo é proibida desde 1942, e o País nunca conseguiu reaver as peças levadas para fora. No entanto, há informações de que os japoneses estariam receptivos à devolução da tartaruga.

Leões albinos nascem em zoo da Ucrânia

Dois filhotes de leão albinos nasceram em um zoológico da Ucrânia e foram apresentado nesta semana. Para surpresa dos tratadores, ao nascer, as duas fêmeas não apresentavam a cor amarelada da mãe, normal para leões.
Agora, as pequenas leoas estão sendo alimentadas a mamadeira, já que a mãe leoa não tinha leite suficiente para amamentá-las. Elas até fizeram amizade com outro leão branco, este sim, por ser filhote de leões brancos, naturais do sul da África.


leia mais: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5913396-EI8145,00-Leoes+albinos+nascem+em+zoo+da+Ucrania.html

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Parasita marinho é batizado em homenagem a Bob Marley

Um pequeno crustáceo parasita que se alimenta de peixes no mar do Caribe foi batizado de Bob Marley pelo biólogo que o descobriu, em uma homenagem ao finado ícone do reggae.
O pequeno organismo marinho, que suga o sangue dos peixes que habitam os recifes de coral das águas baixas do leste do Caribe, será conhecido como Gnathia marleyi, em um tributo ao músico jamaicano.
O crustáceo, da família dos isópodes gnatídeos, é a primeira nova espécie encontrada no Caribe nas últimas duas décadas.



leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1119117-parasita-marinho-e-batizado-em-homenagem-a-bob-marley.shtml

Deficientes visuais participam de atividade táctil no Instituto Butantan

O Instituto Butantan está com uma programação de férias diferenciada, voltada também para os deficientes visuais.
Entre os dia 17 e 29 deste mês, além das atrações habituais dos museus, o espaço oferece gratuitamente uma série de atividades, como contações de história e visitas monitoradas.
Quem tem deficiência visual poderá tocar em animais taxidermizados (taxidermia é a técnica que reproduz a textura da pele, pelos e tamanhos e forma dos corpos dos bichos).
E, para tornar a experiência mais divertida, assim que tocar na "pele", o visitante ouvirá a reprodução do som que o animal emite.

ANOTE NA AGENDA
Férias no Instituto Butantan

QUANDO: entre 17 e 29 de julho (das 10h às 16h30)
ONDE: Instituo Butantan (av. Vital Brasil, 1.500; tel. 0/xx/11/3726-7222)
QUANTO: as atividades são gratuitas, mas paga-se R$ 6 pela visita nos museus


leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1119168-deficientes-visuais-participam-de-atividade-tactil-no-instituto-butantan.shtml

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Descoberta sobre a Partícula de Deus.

Partícula de Deus: Notícias da descoberta  - O Centro Europeu de Física de Partículas (CERN) inaugurou nesta quarta-feira uma nova era para a prospecção científica ao anunciar o descobrimento de uma partícula consistente com o ‘Bosón de Higgs’, a chamada ‘partícula de Deus’, que abre novos e mais importantes desafios para a física.
Após a apresentação pública dos resultados dos dois experimentos concebidos para achar o ‘Bosón de Higgs’, o diretor-geral do CERN, Rolf Heuer, confirmou que ‘o mais provável’ é que a partícula encontrada seja a defendida pelo físico Peter Higgs, considerada chave para a explicação da formação do Universo.


leia mais: http://www.alagoinhasnoticias.com.br/22983/particula-de-deus-noticias-da-descoberta-do-boson-de-higgs/

sábado, 7 de julho de 2012

Nova técnica faz análise genética do feto apenas com o sangue da mãe

Cientistas norte-americanos desenvolveram um método capaz de obter a sequência do genoma de um bebê analisando apenas o sangue da mãe. O estudo das características genéticas do feto pode apontar a existência de doenças, o que possibilita o início do tratamento assim que a criança nascer.
A análise de material genético em si não é uma novidade. Há décadas, uma técnica permite a coleta de células do feto por meio de uma agulha inserida no útero da mãe. No entanto, dependendo de onde essa agulha pegar, o bebê pode sofrer algum problema de desenvolvimento.









leia mais: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/nova-tecnica-faz-analise-genetica-do-bebe-apenas-com-o-sangue-da-mae.html

Cientistas encontram 'carne' em fóssil de dinossauro da América do Norte

Agora não restam mais dúvidas: moléculas orgânicas que compunham o corpo de um dinossauro há dezenas de milhões de anos podem, sim, sobreviver ao ataque do tempo. Num trabalho que chega a ser obsessivo, de tão cuidadoso, pesquisadores dos EUA e do Reino Unido comprovaram a presença de colágeno e osteocalcina, duas proteínas comuns no tecido ósseo e muscular de bichos atuais, num dino herbívoro de quase 80 milhões de anos, o Brachylophosaurus canadensis.




leia mais: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1104821-5603,00-CIENTISTAS+ENCONTRAM+CARNE+EM+FOSSIL+DE+DINOSSAURO+DA+AMERICA+DO+NORTE.html

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A volta das sacolas plásticas

Acatando uma decisão judicial, os supermercados voltaram a distribuir sacolas plásticas aos consumidores do estado de São Paulo.

A juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital, anunciou na segunda-feira (25) a decisão em que obriga os supermercados a retornarem com o fornecimento de sacolas plásticas, em quantidades suficientes aos consumidores, no prazo de 48 horas, encerrado ontem, quinta-feira (28). Também ficou estabelecido o prazo de 30 dias para a distribuição gratuita pelos supermercados de embalagens adequadas de material biodegradável ou de papel.

Desde janeiro, a distribuição de sacolas plásticas foi reduzida. Segundo a campanha da Aspas, a intenção era reduzir a distribuição de sacolas derivadas de petróleo e que prejudicam o meio ambiente. No entanto, o Ministério Público entende que a medida fere o Código de Defesa do Consumidor, pois os clientes precisariam arcar com os custos da sacola, sendo que os supermercados devem oferecer uma opção gratuita para que o consumidor possa efetuar a compra.  A Associação Paulista de Supermercados (Aspas) alega que os supermercados nunca deixaram de oferecer alternativas gratuitas aos consumidores.


leia mais: http://www.jeonline.com.br/editorias/cidades/index.php?subaction=showfull&id=1340976422&archive=&start_from=&ucat=20

sexta-feira, 29 de junho de 2012

'Vacina contra cigarro' bloqueia nicotina no cérebro de cobaia

Pesquisadores nos Estados Unidos dizem que dependentes da nicotina poderão ser imunizados no futuro para que deixem de sentir prazer no hábito de fumar.
Os especialistas do Weill Cornell Medical College, em Nova York, criaram uma vacina que leva o organismo do vacinado a produzir anticorpos que atacam a nicotina.
O estudo, feito com cobaias em laboratório e publicado na revista científica "Science Translational Medicine", mostrou que os índices da nicotina no cérebro dos animais diminuíram 85% após uma dose.
Antes que a vacina possa ser testada em humanos, serão necessários anos de pesquisa. Entretanto, o coordenador do estudo, Ronald Crystal, está convencido de que haverá benefícios.


leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1112415-vacina-contra-cigarro-bloqueia-nicotina-no-cerebro-de-cobaia.shtml

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Audiências públicas visam prevenir poluição causada por veículos

O Governo do Tocantins, por meio de uma parceria entre a Semades – Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e o Detran-TO – Departamento de Trânsito do Estado do Tocantins, realiza uma série de três audiências públicas nas regiões Centro, Sul e Norte do Estado entre os dias 29 de junho e 11 de julho, para discutir as diretrizes do PCPV - Plano de Controle de Poluição Veicular.

Meio Ambiente – Código Florestal : Três ministros falarão sobre a MP que altera o novo Código Florestal à Comissão mista do Congresso.

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 571/12, que altera o novo Código Florestal (Lei 12.651/12), convidou os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Agricultura, Mendes Ribeiro; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para discutir a proposta em audiência pública a ser realizada nesta terça-feira (26). Os três primeiros confirmaram presença no debate. O ministro das Cidades enviará um representante.  
Leia mais: http://noticias.portalbraganca.com.br/meio-ambiente/meio-ambiente-codigo-florestal-tres-ministros-falarao-sobre-a-mp-que-altera-o-novo-codigo-florestal-a-comissao-mista-do-congresso.php

Rio+20 termina com plano modesto para meio ambiente e combate à pobreza

"A Rio+20 foi um fracasso de proporções épicas", disse Kumi Naidoo, do Greenpeace Internacional, um dos ativistas da alternativa Cúpula dos Povos.
A cúpula, a maior da história da ONU, reuniu durante 10 dias líderes e representantes de 191 países 20 anos depois da histórica Rio-92, que tomou decisões para combater as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a desertificação.
Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para dizer que a prioridade máxima do mundo é a erradicação da pobreza, e a segunda prioridade é uma mudança dos padrões de consumo e produção que sejam viáveis para um mundo que terá 9 bilhões de habitantes em 2050.
Leia mais: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/06/25/rio20-termina-com-plano-modesto-para-meio-ambiente-e-combate-a-pobreza

domingo, 24 de junho de 2012

charges para refletir!




Morre última tartaruga de subespécie observada por Darwin

A tartaruga macho conhecida como George Solitário, ícone da conservação ambiental e último representante conhecido de sua subespécie, morreu neste domingo no Parque Nacional de Galápagos, no Equador.
George, com idade estimada em 100 anos, foi visto pela primeira vez na Ilha de Pinta, no arquipélago de Galápagos, em 1972. Desde então, tornou-se um símbolo da preservação de espécies ameaçadas de extinção. Era o último exemplar conhecido da subespécie tartaruga-das-galápagos-de-pinta (chelonoidis nigra abingdoni).
As tartarugas gigantes de Galápagos estão entre as espécies observadas pelo cientista britânico Charles Darwin e que contribuíram para que ele formulasse, no século XIX, a teoria da evolução.

A tartaruga gigante conhecida por George "Solitário" era último representante conhecido de sua subespécie.

leia mais: www.noticiashoje.com.br/v/1776712/

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Charges para refletir






Não é segredo para ninguém que o homem está destruindo a Natureza com sua ambição e egoísmo. As queimadas, o desmatamento, a poluição, o desperdício de água… tudo isso acaba com o Meio Ambiente.
 Se não bastasse tudo isso os Congressos realizados em prol da preservação da natureza acabam sempre em “pizza”. O pior é que a população está cada vez menos consciente e tudo isso só prejudica a nós mesmos.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio+20: China diz que economia verde não pode limitar crescimento

O primeiro-ministro chinês, Wen Jibao, defendeu nesta quarta-feira, na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que a transição para a economia verde não pode limitar o crescimento dos países.



Wen afirmou que "apoia que cada país decida seu caminho" e implemente as medidas do desenvolvimento sustentável "segundo suas condições internas". O líder chinês defendeu a necessidade de se abandonar as práticas não sustentáveis, mas também alertou para os "riscos" que podem trazer a transição para uma economia verde.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Prêmios Nobel cobram ação imediata para evitar 'fim catastrófico'

Ganhadores de prêmios Nobel e outros cientistas se uniram a personalidades políticas nesta segunda-feira, na Rio+20, para apresentar uma declaração em que cobram ações imediatas dos governos para evitar "o fim catastrófico do planeta". "O tempo para agir é agora, as nações precisam urgentemente de um plano de sustentabilidade", diz o documento assinado por 40 personalidades da ciência e ex-chefes de Estado e de governo. "Precisamos impor limites, fronteiras que não devemos ultrapassar, caso contrário daqui a 1,5 mil anos a humanidade pode desaparecer".
Leia Mais:
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/06/18/premios-nobel-cobram-acao-imediata-para-evitar-fim-catastrofico-2/

domingo, 17 de junho de 2012

China manda sua primeira mulher ao espaço.

A China mandou neste sábado (16) uma missão espacial repleta de ineditismo. Pela primeira vez, o país enviou uma mulher, Liu Yang, 34, à órbita da Terra. A nação asiática também tentará uma manobra de acoplamento com um pequeno módulo em órbita. É algo que, até agora, apenas EUA e Rússia conseguiram fazer.
Liu Yang, que é piloto da Força Aérea chinesa, foi escolhida em um rigoroso processo seletivo. Além de fatores como aptidão física e intelectual, a agência espacial chinesa também exigia que as candidatas não tivessem mau hálito ou outros odores corporais "desagradáveis".




leia mais : http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1105591-china-manda-sua-primeira-mulher-ao-espaco.shtml

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Começa a Rio+20 no Riocentro

A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começou na manhã desta quarta-feira (13), com uma sessão de abertura no Riocentro. Com isso, os países começam a negociar metas de desenvolvimento sustentável internacionais.
Durante a plenária, o secretário-geral da ONU para a Rio+20, o chinês Sha Zukang, disse que as negociações estão na "fase do vai ou racha", onde os diplomatas "não podem errar."


Secretário-geral da ONU para a Rio+20, Sha Zukang, abre oficialmente a conferência. (Foto: Giovana Sanchez/G1)


http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/comeca-rio20-no-riocentro.html



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Geração de energia solar no Maracanã é um dos 35 projetos sustentáveis que o Rio quer implantar nessa área

Gerar energia solar no estádio Maracanã, investir em pesquisa de combustíveis limpos e incentivar o consumo de equipamentos com selo de eficiência energética. Os projetos fazem parte do Programa Rio Capital da Energia, lançado nesta segunda-feira (11) pelo governo estadual em parceria com empresas privadas, que reúne 35 iniciativas somando R$ 500 milhões em investimentos.
Segundo o secretário da pasta, Júlio Bueno, a ideia é ampliar o uso de fontes renováveis de energia, seja elétrica ou combustível, já que o estado tem vocação na área energética, concentrando 80% da produção de petróleo no país, considerada poluente, 42% da de gás natural, além das duas usinas nucleares.


leia mais: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/06/11/geracao-de-energia-solar-no-maracana-e-um-dos-35-projetos-sustentaveis-que-o-rio-quer-implantar-nessa-area.htm

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O que o Brasil vai levar para a Rio+20

Há 20 anos, representantes de 170 países se reuniram no Rio de Janeiro para discutir o futuro do planeta. Na próxima semana, embora sem a presença de líderes como Barack Obama e Angela Merkel, o Brasil voltará a receber cerca de 100 chefes de Estado para tratar do tema.
Desta vez, ao invés de apresentar ambiciosas metas de redução na emissão de poluentes ou de proteção de florestas por decreto, o Brasil irá priorizar a exposição de propostas que assegurem a preservação ambiental a partir da inclusão social.